Mon Amour

...

Brownie vegano e sem glúten

Postado por - 10/12/2016

Culinária   2 comentários

browniedaeve02

Sim, você leu o título corretamente e sim, é possível se lambuzar sem (quase) peso nenhum na consciência! Como contei neste post aqui, desde agosto venho mudando meus hábitos alimentares e buscados opções mais saudáveis para minha vida. Eu resolvi diminuir boa parte do consumo de glúten da minha habitual dieta, assim como o do leite e seus derivados.

Quem opta (ou é obrigado a) ter uma alimentação restrita sabe que, apesar de o mercado estar em ascensão, é difícil encontrar produtos veganos AND sem glúten por aí, então eu resolvi improvisar. Eu nunca consegui acertar meus bolos com as receitas de “faça você mesmo sua farinha sem glúten”, então, usei uma misturinha pronta. Quero destacar aqui que eu nunca havia tentado está receita e, apesar de ser difícil algo com chocolate ficar ruim, o resultado me surpreendeu muito! Sério, eu não achei que ficaria tão bom!

Outra coisa que quero destacar aqui é que agora também tenho um canal no YouTube (uhm, vlogueira) e este é o segundo vídeo que vou postar lá. É a primeira vez que gravo uma receita – na realidade foram duas, mas a segunda ficará para outro post – e tenho zero experiência em edição de vídeos. Então, perdoem minha “amadorice” (e minha bacia verde) e não desistam de mim. ❣

Ingredientes:

1 xícara e 1/2 de farinha sem glúten
(usei uma misturinha da marca Aminna)

1 xícara e 1/2 de açúcar orgânico (ou demerara)

1 xícara e 1/2 de água em temperatura ambiente

1/2 xícara de cacau em pó

3/4 de xícara de óleo vegetal

1 col. de café de sal (usei o rosa do himalaia)

1 col. de sobremesa de fermento em pó

1 col. de café de canela em pó

1 col. e 1/2 de sobremesa de aveia 

1 col. de sobremesa de chia

Castanhas à sua escolha
(usei um pacotinho de remix de chocolate da marca Mãe Terra)

Papel manteiga e/ou guardanapo para untar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180º. Em um recipiente grande, misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, cacau, sal, canela e fermento) . Acrescente o óleo vegetal, misture e vá adicionando água aos poucos. Depois da massa bem misturada, acrescente a aveia, chia e as castanhas (no meu caso, o mix). Depois é só despejar tudo em uma forma já untada e assar por cerca de 35 minutos. E voilà, seu brownie suculento, vegano e gluten-free estará pronto!

Viu como é fácil?! Lembrando que a receita, apesar de reduzida, leva açúcar e óleo vegetal (que podem ser substituídos por opções mais saudáveis ainda, como o óleo de coco, por exemplo), ou seja, ela não dá o tão sonhado passe-livre pra dieta. Então, aproveita pra fazer ela e chamar quem você gosta pra dividir com você – pode dividir comigo também.

Me acompanhe também nas redes sociais:

Facebook    Instagram    Snapchat   Twitter   YouTube

2 respostas para “Brownie vegano e sem glúten”

  1. grazi disse:

    amei muito, amo brownies, ainda mais com essa consistência fudge. Com certeza vou experimentar essa receitinha aí!
    ps: tão bom ler um post de receita vegan haushaushu ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *